O protagonismo das mulheres contra a covid-19 é pauta no programa Bem Viver


Elas são 85% do quadro de enfermagem dos hospitais (Cofen) e se desdobram em jornadas triplas para derrotar o vírus

Da Redação 09 de Março de 2021 às 11:44


O protagonismo na linha de frente contra o coronavírus é um dos destaques do programa Bem Viver desta terça-feira (09). Enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem se desdobram em jornadas exaustivas diante do vírus e acumulam sobrecarga de atividades.



Trabalhadoras enfrentam sobrecarga de trabalho com risco iminente de contaminação - Governo do Sergipe


O protagonismo na linha de frente contra o coronavírus é um dos destaques do programa Bem Viver desta terça-feira (09). Enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem se desdobram em jornadas exaustivas diante do vírus e acumulam sobrecarga de atividades.

A edição detalha também a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), célula-mãe da Lava Jato. :: Começa o prazo para comprovar a documentação exigida para o Prouni ::

Outra pauta do programa apresenta a doação de parte do acervo de Paulo Freire a uma biblioteca em São Luís (MA). A cessão foi feita por Ana Maria Araújo Freire, viúva do pensador pernambucano.

O Bem Viver ainda garante espaço para a receita de kibe de beringela, atração do Comida de Verdade.


Mulheres contra a covid-19


De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as mulheres representam 85% dos profissionais do quadro de enfermagem dos hospitais. Assim, em plena luta contra a covid-19, a presença feminina é predominante na administração de medicação dos pacientes, prestação dos primeiros socorros, cuidado na higienização dos leitos, além de apoio emocional e psicológico para os pacientes infectados por coronavírus e seus familiares.


:: Quando a linha de fronteira decide se as mulheres sobrevivem ou não ao aborto :


Alva Helena de Almeida, enfermeira aposentada e mestre em saúde pública ressalta que "a importância da enfermagem é vital. Geralmente a mídia faz menção aos profissionais médicos, ou falam "os profissionais da saúde". Mas a enfermagem é a equipe responsável por operacionalizar toda a atenção a saúde de um ponto de vista mais próximo aos pacientes". Em entrevista ao programa Bem Viver, Alva Helena de Almeida destaca a atuação feminina frente ao enfretamento do vírus e desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem.

Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100

10º Andar - Sala 1018 - CEP 01319-900
Tels.: (11) 3396-4294 / 3981

São Paulo - SP