Fatos Primeiro: Lula acerta sobre endividamento das famílias brasileiras
Cerca de 30 milhões de pessoas estão com 100% da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas no Brasil
O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em 25 de agosto, no Jornal Nacional, que o Brasil tem quase 70% das famílias brasileiras endividadas.
O que Lula disse
“Nós vamos votar para poder investir na geração de emprego. Aliás, uma coisa importante, nós temos quase 70% das famílias brasileiras endividadas. […] Nós vamos negociar essa dívida.”
Endividamento
A pesquisa “Cenário: Superendividamento no Brasil e no Mundo”, divulgada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em fevereiro, mostrou que 69,7% das famílias brasileiras estão endividadas, percentual próximo ao citado por Lula. Entre as famílias endividadas, 14,7% estão muito endividadas. O levantamento foi divulgado em fevereiro deste ano.
O Serasa Experian aponta que os estados com a maior parcela da população endividada são Amazonas, com 52,1%; Mato Grosso, com 47,8%; Acre, 46,4%; e Rio de Janeiro, com 46%.
Ainda de acordo com a pesquisa, o valor médio de cada dívida é de R$ 3.937,98 por pessoa, e as principais dívidas estão distribuídas em: Banco/Cartão de Crédito (29,7%), contas básicas como água e luz (22,3%), e varejo (13%).
Vale destacar o perfil do inadimplente no Brasil: 50,1% são mulheres e 49,9% são homens. Do total de inadimplentes, 16,9% estão acima dos 60 anos, 34,8% estão entre 41 e 60 anos, 35,8% estão entre 26 e 40 e 12,4% estão abaixo de 25 anos.
Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), mostrou que aproximadamente 30 milhões de brasileiros estão com 100% de sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Tópicos
Commentaires