top of page

Comissão de Finanças prorroga por 120 dias os trabalhos da Subcomissão de Cultura

DANIEL MONTEIRO

HOME OFFICE



Foto: JRaposo | REDE CÂMARA


Em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (25/8), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a prorrogação por 120 dias no prazo dos trabalhos da Subcomissão de Cultura. A extensão foi solicitada por meio de requerimento de autoria da vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).

Vinculada à Comissão de Finanças, a Subcomissão de Cultura atua na discussão e fiscalização de projetos, ações e recursos referentes ao setor cultural da capital, juntamente com representantes do segmento.

Outros projetos

Também nesta quarta, a Comissão de Finanças aprovou parecer favorável ao substitutivo da Comissão de Administração Pública ao PL (Projeto de Lei) 608/2017, que propõe a criação Parque Municipal Pedreiras de Brasilândia, na zona norte da capital.

O projeto, de autoria do ex-vereador Claudinho de Souza (PSDB) e coautoria do ex-vereador Gilberto Natalini (sem partido) e do vereador André Santos (REPUBLICANOS), prevê que o Parque Municipal Pedreiras de Brasilândia seja implementado em área pública nas glebas pertencentes à antiga Pedreira Veja e à Pedreira Anhanguera/Morro Grande, no distrito da Brasilândia.

Na justificativa, os autores argumentam que o distrito da Brasilândia ainda não tem, concretamente, um parque público. “Daí a necessidade de se preservar esta área ou parte dela, para que, enfim, os moradores da Brasilândia tenham seu sonhado espaço de recreação, lazer e entretenimento”, ressalta o documento.

Requerimentos

Ainda na reunião desta quarta-feira, foram aprovados outros três requerimentos. O primeiro deles, de autoria do presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto (PT), solicita uma série de informações à Secretaria Municipal de Educação sobre a situação do cartão merenda e do possível atraso no depósito do benefício referente ao mês de agosto. Ele também questiona como está a distribuição dos kits de material escolar e de uniforme escolar.

Outro requerimento aprovado nesta quarta, de autoria da vereadora Elaine do Quilombo Periférico, propõe a realização de Audiência Pública para discutir o processo de privatização do CRM (Centro de Referência da Mulher) na capital.

Por fim, o terceiro requerimento aprovado pela Comissão de Finanças, de autoria do vereador Delegado Palumbo (MDB), pede esclarecimentos às secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Casa Civil a respeito de supostas irregularidades na gestão, administração e fiscalização do POT (Programa Operação Trabalho).


Prêmio Hely Lopes Meirelles


Na reunião desta quarta, a vereadora Janaína Lima (NOVO) foi escolhida como representante da Comissão de Finanças para compor a comissão julgadora do Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente.

Concedida pela Câmara Municipal, a premiação visa dar destaque à implementação de projetos voltados ao aprimoramento da gestão na cidade. Hely Lopes Meirelles é reconhecido como uma das principais referências do direito administrativo do Brasil.


Orçamento Municipal


A pedido da vereadora Janaína Lima, no início da reunião desta quarta, Gustavo Dias, aluno de Economia da Universidade de Chicago, e Vitor Carboni, estudante de economia no Insper (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa) de São Paulo, apresentaram aos membros da Comissão de Finanças o Observatório do Orçamento da Cidade de São Paulo.

A plataforma visa decodificar os dados relativos ao orçamento municipal, apresentando-os de forma mais simples, didática e acessível aos interessados em acompanhar as finanças da capital, por meio de gráficos, tabelas e com a segmentação dos valores por diferentes áreas de interesse. Segundo os idealizadores, os números disponíveis na ferramenta foram obtidos junto ao Portal da Transparência do município de São Paulo.

Comments


bottom of page