Polícia Federal prende blogueiro bolsonarista suspeito de tentar fugir do país

Oswaldo Eustáquio é investigado no inquérito sobre financiamento de manifestações antidemocráticas

O autoproclamado jornalista investigativo, Oswaldo Eustáquio foi preso pela Polícia Federal (PF) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (26).

Ele é alvo da Operação Lume, que investiga financiamento e organização de atos antidemocracia, favoráveis à volta da ditadura e ao fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

A PF desconfia que o blogueiro planejava fugir do país atravessando a fronteira com o Paraguai. Investigadores identificaram movimentação dele no município de Ponta Porã, conurbada com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia.

No mesmo dia em que foi preso, Eustáquio chegou a divulgar no Twitter que estava no Paraguai. Em uma publicação na rede social ele citou uma suposta "rede de jornalistas investigativos" que teria descoberto "o segredo do sucesso do país vizinho no combate ao Coronavírus". Segundo o texto, o país tem poucas mortes e casos porque manteve o comércio aberto e combateu a "desinformação da mídia."

Questionado nos comentários sobre as informações, ele afirmou: "Estou aqui. E o que vejo é o comércio aberto, povo sem máscara e postos de saúdes vazios". Vale ressaltar que o país teve fechamento rígido do comércio por mais de 50 dias. O retorno gradual das atividades está em implementação desde maio e, nesta semana, o governo decidiu adiar a retomada total das atividades frente ao crescimento nos números da covid.

Eustáquio, que é dono de uma empresa de comunicação, ficou conhecido por propagar informações sem comprovação na internet. Além das chamadas fake news, ele também é conhecido por ameaçar opositores em comentários nas redes. A esposa do blogueiro trabalha no governo Bolsonaro.

Edição: Rodrigo Chagas

Bolsonaro e seus robôs: como funciona a propagação de fake news sobre o coronavírus

Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100

10º Andar - Sala 1018 - CEP 01319-900
Tels.: (11) 3396-4294 / 3981

São Paulo - SP