top of page

A Cidade de São Paulo em tempos de Pandemia e surto do Covid- 19

O novo período de isolamento segue ainda mais rígido, manter a distância de 2 metros, usar máscaras ao sair de casa, álcool, lavar bem as mãos, são as armas básicas para vencermos a guerra contra o coronavírus

A cidade de São Paulo é a mais afetada pela pandemia do Coronavírus, penso o quanto isso é devastador para uma cidade que detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do Brasil. Lamentavelmente a velocidade de contágio do covid-19, surpreendeu a todos em um momento em que já estávamos fragilizados com a recessão e desemprego no país, entretanto, a prioridade é cuidar do povo, é garantir e assegurar os recursos básicos para cada brasileiro.

Neste período fortalecer o pequeno comércio é um ato cidadão, é preciso movimentar o dinheiro nos pequenos bairros e assim evitar o efeito cascata do desemprego e recessão. Supermercados, padarias, depósitos de construção, oficinas mecânicas, petshops são serviços que dependem dos nossos recursos para que não fechem as portas, mesmo pequenos esses comércios empregam e contribuem na economia do bairro.

Neste cenário o controle e isolamento social é inevitável, interromper o ciclo de contágio é a única maneira que temos para evitar ainda mais a propagação do vírus. Toda epidemia afligem uma sociedade e desestabiliza uma população, trazendo as diferenças sociais e de privilégios, por isso a renda básica é fundamental e a defesa do SUS é urgente.

O custo de se manter em casa é alto, o trabalhador precisa ser amparado com todo recurso que o governo possa oferecer, estimular políticas públicas emergências é ter responsabilidade com as famílias e o povo.

Essa semana, por orientação da OMS – Organização Mundial de Saúde, a quarentena foi prorrogada, decisão unanimemente aceita por todos os órgãos da Prefeitura.

Definitivamente esse é o momento de unirmos forças a favor da vida. Evitar aglomerações freia a curva de contágio, fechar as escolas protege as crianças e reduz as chances de mais contaminações sobretudo para os idosos e demais grupos de riscos, essas medidas se fazem necessárias para que o quanto antes voltemos à vida normal.

O novo período de isolamento segue ainda mais rígido, manter a distância de 2 metros, usar máscaras ao sair de casa, álcool, lavar bem as mãos, são as armas básicas para vencermos a guerra contra o coronavírus.

bottom of page