top of page

Maurício de Sousa é o mais novo Cidadão Paulistano

Orgulhosamente, entreguei o título de cidadão paulistano ao cartunista Mauricio de Sousa, na quinta-feira, 12/04.

Reportagem do Portal da Câmara:

Uma noite de alegria, lembranças e emoção. Assim pode se definir a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Paulistano ao cartunista Maurício de Sousa, que ocorreu nesta quinta-feira (12/4), na Câmara Municipal de São Paulo. Ao lado de amigos e familiares, o criador da “Turma da Mônica” comemorou o reconhecimento do Município.

“Sou paulistano já faz 60 anos. Eu adoro essa cidade que me deu tudo, deu as oportunidades de fazer o que eu faço, crescer, espalhar o nosso material para o mundo todo. Fico, não só feliz e agradecido, mas muito honrado com esta homenagem. Gosto da vibração de São Paulo, dos desafios que São Paulo nos apresenta, e dos resultados que obtive aqui também”, declarou.

A iniciativa da homenagem partiu do vereador Jair Tatto (PT), que enfatizou o trabalho de um dos mais famosos cartunistas do Brasil, responsável pelo surgimento de diversos personagens de histórias em quadrinhos.

Destaco a função social do trabalho do Mauricio de Sousa. Quando ele traduziu de forma didática, com seus personagens, o Estatuto da Criança e do Adolescente, mostra que não é apenas um trabalho para dividendos próprios, mas ele utiliza da popularidade para que possa transmitir uma leitura agradável, divertimento para a população da nossa cidade e do nosso País”, ressaltou.

Membro da Academia Paulista de Letras, Maurício de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, na cidade de Santa Isabel, em São Paulo. Filho de um casal de poetas passou parte da infância em Mogi das Cruzes, onde começou a fazer os primeiros desenhos nos cadernos escolares.

Desde os 19 anos mora na capital, onde começou trabalhando no jornal Folha da Manhã, durante 5 anos, como repórter policial. Foi criado nessa época seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu (1959). A partir de uma série de tiras com Bidu e Franjinha, publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou a carreira nos quadrinhos.

Nos anos seguintes criou diversos personagens – Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta, e a sua mais famosa personagem, Mônica, que este ano completa 55 anos. Passou pelas editoras Abril e Globo, e hoje está na Panini, uma multinacional italiana.

Em 2007, Mônica se tornou a primeira personagem de histórias infantis a receber o título de Embaixadora do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Mônica também é Embaixadora do Turismo Brasileiro.

Atualmente, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações do grupo chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a um bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Texto: Jota Abreu para o Portal da CMSP

bottom of page